Sumários das aulas
Nesta entrada colocarei os sumários sempre que de alguma forma eles se desviarem do previsto.
Aula 1 (13/2). Algumas referências: Tennessee Williams, Jorge Silva Melo (encenador dos Artistas Unidos). Por que motivo a literatura de cordel continua vibrante no Brasil? Lampião contra Alien.
Aula 2 (15/2).
Italo Calvino, O Castelo dos Destinos Cruzados: o busílis da comunicação.
O que entende por literatura? (16h27-16h30)
O que é um cânone? Qual o seu? (Dez livros favoritos.) Cânones nacionais, regionais, internacionais, universais. As legitimações em literatura. Centro e periferia.
Algumas amostras:
Luís de Camões: Transforma-se o amador na cousa amada.
Alberto Pimenta: Metástase.
O escritor como marginal e/ou provocador:
1. O cliché do poeta alcoólico e marginal: Barfly de Barbet Schroeder (1987)
1.2. Bukovski e a imagem: aqui.
1.3. E deu um poema-paródia de Raymond Carver.
2) O libertino Luiz Pacheco: passeia-se por Braga.
Aula 1 (13/2). Algumas referências: Tennessee Williams, Jorge Silva Melo (encenador dos Artistas Unidos). Por que motivo a literatura de cordel continua vibrante no Brasil? Lampião contra Alien.
Aula 2 (15/2).
Italo Calvino, O Castelo dos Destinos Cruzados: o busílis da comunicação.
O que entende por literatura? (16h27-16h30)
O que é um cânone? Qual o seu? (Dez livros favoritos.) Cânones nacionais, regionais, internacionais, universais. As legitimações em literatura. Centro e periferia.
Algumas amostras:
Luís de Camões: Transforma-se o amador na cousa amada.
Alberto Pimenta: Metástase.
O escritor como marginal e/ou provocador:
1. O cliché do poeta alcoólico e marginal: Barfly de Barbet Schroeder (1987)
1.2. Bukovski e a imagem: aqui.
1.3. E deu um poema-paródia de Raymond Carver.
2) O libertino Luiz Pacheco: passeia-se por Braga.
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